Soluções inteligentes para o piso

OS MITOS

Existe o mito de que o carpete é um grande causador de alergias, irritações e diversas doenças respiratórias. Mas será que isso é verdade?

Recorremos a algumas pesquisas de órgãos internacionais especialistas no assunto, como o ARCAA (Association de Recherche Clinique en Allergologie et Asthmologie – Paris, França), o CRI Green Label Plus (The Carpet and Rug Institute - EUA), o GUT (Gemeinschaft Umweltfreundlicher Teppichboden - Alemanha) a ABNT (Associação Brasileira de Normas Técnicas) e o Carpet Institute of Austrália, para responder essa questão.



Mito

QUAIS AS CAUSAS REAIS
DE ALERGIAS E IRRITAÇÕES?

ÁCAROS!

Ácaro

As alergias são causadas por ácaros, que são artrópodes menores que um milímetro, e seu habitat é a poeira da casa, a chamada poeira fina.

Algumas doenças que podem ser provocadas pelos ácaros são rinite alérgica, asma alérgica, conjuntivite alérgica, surtos de dermatite utópica.

O QUE OS ÁCAROS PRECISAM
PARA PROLIFERAREM?

Umidade

Umidade

A umidade relativa ideal para a proliferação de ácaros no ambiente está entre 50% e 80%.

Temperatura

Temperatura

Ácaros sobrevivem entre -17ºC e 45ºC (a temperatura ideal é 25ºC).

Nutrição

Nutrição

Ácaros se alimentam de restos de cabelos, restos de pele (células mortas da pele), pelos, caspas, restos de alimento e mofo.

QUAIS SÃO OS LOCAIS DA CASA
ONDE MAIS EXISTEM ÁCAROS?

E ONDE O CARPETE
ENTRA NESSA HISTÓRIA?


Em qualquer ambiente, independente do tipo de piso, existe uma quantidade considerável de pó flutuando no ar. O carpete tem excelentes propriedades para reter este pó. Conforme o pó assenta, fica retido entre as fibras até que seja aspirado, sendo assim totalmente eliminado do ambiente.

Dessa forma, em ambientes acarpetados a quantidade de pó flutuando no ar é inferior a ambientes revestidos com pisos frios.

Ácaros
Ácaros não gostam de carpetes!
Bacteria
Os carpetes são construídos com fibras sintéticas onde os ácaros não sobrevivem. Carpetes não são um terreno fértil, portanto não são uma causa direta.
Pó
O fato de o carpete reter o pó, evitando que flutue no ar, o torna mais saudável que outros tipos de piso

CONCLUSÃO

Pesquisas comprovam que carpetes não provocam reações alérgicas, sendo perfeitamente apropriados para pessoas que sofrem de alergias causadas pela poeira fina.

Carpetes novos são TOTALMENTE isentos de ácaros e, se realizada a manutenção conforme a indicação do fabricante, estes podem manter-se livres de ácaros.

CARPETES: A OPÇÃO MAIS SAUDÁVEL!




Saiba mais sobre a política integrada Beaulieu:

Qualidade ABNT



Referências
Qualidade ABNT